Curiosidade sobre o café!
Talvez você ainda não saiba, mas o café faz parte da vida dos brasileiros há quase 300 anos. Ele chegou ao Brasil em 1727, quando Francisco de Mello Palheta trouxe para o país, dentro de seu bolso, uma muda de café arábica da Guiana Francesa.
Desde então o café se tornou uma companhia inseparável dos brasileiros.
E o prazer de tomar café está cada vez mais presente na vida da gente. Para você ter uma idéia, o consumo da bebida no Brasil cresce mais de 5% ao ano, um número quase seis vezes maior que a média mundial. Nada mais natural para o país que é o maior produtor e exportador de café do mundo.
O café é produzido principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, mas a bebida faz sucesso em todo o Brasil.
As principais características do café
Sabor do Café
O sabor do café depende de vários fatores, como o tipo dos grãos, a sua combinação, a região onde ele é plantado, a altitude e a forma como foi secado após a colheita. Os melhores cafés tem um sabor agradável que permanece na boca por alguns minutos.
O Blend
O blend é a combinação dos grãos que carateriza cada marca. É ele que define o gosto de cada café e o diferencia dos demais. Cada café possui sabor, aroma e corpo diferentes. E os melhores são aqueles levemente adocicados e que, por isso, podem ser tomados sem açucar.
A Torra
O ponto de torra é essencial para definição do sabor do café. Quanto mais escura a torra, mais forte será a bebida. Uma torra mais clara, por sua vez, deixa o café mais suave. Os melhores cafés são aqueles com torra nem muito escura, nem muita clara.
A Moagem
O nível da moagem também influencia o sabor do café. Quanto mais fina ela for, mais amargo será o café. Além disso, a moagem fina dificulta a filtragem no coador e a bebida esfria mais rapidamente. Já a moagem mais grossa deixa o café mais fracoe, por isso, exige mais pó.
Me aguarde..estarei aí logo logo!!!
ResponderExcluirForte abraço amo tudo aí..café..doces..salgados..