Sabor da Terra Café e Torteria

Minha foto
É um charmoso Café e Torteria, ideal para o café da manhã ou lanche da tarde, ou aquele cafezinho de toda hora. Venham conhecer as diferentes sensações que um ambiente agradável, bebidas diferenciadas e o mais delicioso Café da Cidade irão lhe proporcionar! Localizado na Praça Comendador Freire, nº 84 - Centro - SP - Tel. (12) 8171.2882 / 8179.2843. Agora com novo horário de funcionamento: Quarta a Sexta das 09h00 às 19h00. Sábado, Domingo e Feriado das 09h00 às 21h00 Aceitamos encomendas de bolos e tortas!

Curiosidade sobre o café!

Talvez você ainda não saiba, mas o café faz parte da vida dos brasileiros há quase 300 anos. Ele chegou ao Brasil em 1727, quando Francisco de Mello Palheta trouxe para o país, dentro de seu bolso, uma muda de café arábica da Guiana Francesa.
Desde então o café se tornou uma companhia inseparável dos brasileiros.
E o prazer de tomar café está cada vez mais presente na vida da gente. Para você ter uma idéia, o consumo da bebida no Brasil cresce mais de 5% ao ano, um número quase seis vezes maior que a média mundial. Nada mais natural para o país que é o maior produtor e exportador de café do mundo.
O café é produzido principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, mas a bebida faz sucesso em todo o Brasil.

As principais características do café

Sabor do Café
O sabor do café depende de vários fatores, como o tipo dos grãos, a sua combinação, a região onde ele é plantado, a altitude e a forma como foi secado após a colheita. Os melhores cafés tem um sabor agradável que permanece na boca por alguns minutos.

O Blend
O blend é a combinação dos grãos que carateriza cada marca. É ele que define o gosto de cada café e o diferencia dos demais. Cada café possui sabor, aroma e corpo diferentes. E os melhores são aqueles levemente adocicados e que, por isso, podem ser tomados sem açucar.

A Torra
O ponto de torra é essencial para definição do sabor do café. Quanto mais escura a torra, mais forte será a bebida. Uma torra mais clara, por sua vez, deixa o café mais suave. Os melhores cafés são aqueles com torra nem muito escura, nem muita clara.

A Moagem
O nível da moagem também influencia o sabor do café. Quanto mais fina ela for, mais amargo será o café. Além disso, a moagem fina dificulta a filtragem no coador e a bebida esfria mais rapidamente. Já a moagem mais grossa deixa o café mais fracoe, por isso, exige mais pó.

Orquestra de Viola

Fique por dentro de tudo que acontece em nossa região!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Roteiro Vangarda




Monteiro Lobato é tema de Reportagem Especial
na TV Vanguarda.
Quando decidimos fazer um roteiro em Monteiro Lobato, não imaginava que uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes pudesse ter tantas boas histórias. Saímos da redação com uma única missão: Conhecer o povo da cidade, sua cultura, suas tradições... E, claro, transformar tudo isso em um roteiro turístico. Decidimos então seguir direto para o Sítio do Pica Pau Amarelo, onde Monteiro Lobato passou alguns anos da sua vida e, como dizem por lá, se inspirou para escrever livros e criar personagens. Leitora das obras infantis do autor, eu, sinceramente, fiquei fascinada ao conhecer o lugar, que é bem parecido com as imagens que imaginava ao ler as histórias do Sítio. Dava até pra ver a Emília correndo por aquele casarão enorme, pulando nas camas e tirando a D.Benta do sério... E o pomar, então! Igualzinho ao dos livros, carregado de frutas... Ah, as famosas jabuticabeiras também estavam por lá, mas como a visita foi fora de época, nem deu para me aventurar na colheita. A fazenda ainda tem curral, chiqueiro e uma cachoeira, bem no meio do quintal. De lá seguimos para a Praça, afinal, é pra lá que todo mundo vai. E rapidinho nossos " personagens" começaram a chegar. Primeiro a turma de Seu Manuel, um lavrador que há cinquenta anos dá aulas de moçambique na praça- um ritmo africado usado para louvar os santos. E depois, bonecos gigantes que ao som dos batuques correm atrás das crianças. Em questão de segundos, a criançada toma conta da praça e começa a festa! São os Pereirões, atrações centenárias em Monteiro, que saem às ruas uma vez por mês. É na praça que também ficam as lojas de artesanatos, com centenas de bonecos de pano... Emílias, Viscondes, Cucas, Sacis...Parecem até aquelas fábricas de brinquedos! O roteiro terminou mais uma vez no restaurante, afinal quem consegue trabalhar depois de comer dezenas de torresmos- o prato típico da cidade, que atrai pessoas de vários lugares só para prová-los.
Abraços pessoal e até a próxima viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário